6 de abril de 2018

ESCOLAS MUNICIPAIS DE FRONTEIRAS-PI REALIZAM A V CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE.


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.
A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar continuamente e escolher os representantes que levarão as ideias em consenso com ambas para as etapas sucessivas.
                                     
A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente representa um marco na política de Educação Ambiental do país.
Neste dia 06/04 aconteceu nas Escolas Municipais a etapa obrigatória prevista no calendário da V Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente . A etapa - Conferência na Escola envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série.
Foi um momento em que estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Cada escola construiu e fortaleceu a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM–VIDA), que juntos se organizaram para realizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema: Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas.
Resultado de imagem para V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Cada escola elaborou um Projeto de Ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados; os mesmos serão colocados em prática após o evento, com tempo delimitado e escolhido por cada escola de acordo com sua agenda. Todos os projetos foram julgados por um time de profissionais, onde após as devidas apresentações se escolheu o PROJETO que melhor se enquadraria para as próximas etapas desta conferência. 

(João, Willian e Danielly - Membros Avaliadores dos Projetos)
Com a apresentação de trabalhos belíssimos e projetos bem desenvolvidos, apenas uma escola representará o município na etapa estadual, sendo contemplada a UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AQUILES DE SOUSA, com o Projeto de Ação intitulado "Sou Guardião da Água".
Seguindo os resultados os mesmos se estenderam apresentando respectivamente a UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, com o projeto "Desperdício a gota d'água". E a UNIDADE ESCOLAR HERMÍNIO JOSÉ RIBEIRO, com o projeto "Sistema de abastecimento de água na comunidade Bela Vista".
Todo o público e comunidade escolar participante nestes meses de preparação tiveram em suas culminâncias, a oportunidade de divulgar seus projetos; suas atividades realizadas em sala, pesquisas de campo, apresentações teatrais, musicais, maquetes, cartazes, danças, exposições diversas, dentre outras atividades. As culminâncias seguiram horários acordados com cada escola, estes apresentados pela Organização e Comissão Responsável do Selo Unicef (Edição 2017-2020).
Acompanhe a realização de cada conferência a seguir:

UNIDADE ESCOLAR HERMÍNIO JOSÉ RIBEIRO 










































































































UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA







































































































UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AQUILES DE SOUSA

























 Fotos e Texto: Matheus Sousa

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)