23 de agosto de 2018

Gavião-pernilongo


Gavião-pernilongo

O gavião-pernilongo é uma ave accipitriforme da família Accipitridae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) geranos = grua; e spizias = falcão, gavião; e do (latim) caerulea = azulado. - Gavião cinza-azulado.

Características

Mede entre 43 e 50 centímetros de comprimento com envergadura entre 75 e 111 centímetros. Seu peso varia entre 235 e 353 gramas, sendo que o macho é menor que a fêmea e tem cerca de 77% do tamanho desta.
Apresenta grande variação de coloração cinza da plumagem de acordo com a subespécie analisada, existindo exemplares com a coloração variando desde cinza escuro até cinza claro. Entretanto a coloração geral mais comum é cinza, sendo que o peito apresenta fino barrado. O ventre é mais claro que o peito e o crisso pode ser cinza claro, branco amarelado ou ainda castanho. A cauda é preta, com duas largas faixas brancas, sendo a faixa basal a mais larga entre as duas. As pernas longas apresentam intensa coloração vermelho alaranjado que são características da espécie. A cabeça e o bico são relativamente pequenos e esguios. Os olhos apresentam, em geral, coloração clara, entretanto a subespécie caerulescens apresenta os olhos escuros. É uma rapineira de aspecto esguio, lembra os Polyboroides e Melierax da África, aos quais se assemelha na morfologia, cores e comportamento alimentar, por convergência adaptativa.

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)