2 de dezembro de 2018

SEMANA DO BEBÊ 2018 – FRONTEIRAS / PI.


Os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por isso, é muito importante que os municípios desenvolvam políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizem as famílias e a comunidade e assegurem uma vida melhor para meninos e meninas.

A Prefeitura Municipal de Fronteiras – PI, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e as parceiras – Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência realizaram durante toda a Semana de 26/11 a 01/12 de 2018, mais uma Valorização da primeira infância e cuidados com a saúde do recém-nascido – A SEMANA DO BEBÊ 2018.




A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.


A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais, nos mais diversos setores municipais, escolas da zona urbana e rural, dentre outros.


Nesta edição Municipal da Semana do Bebê as equipes trazem a temática GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, com uma novidade – O CONCURSO DE REDAÇÃO com os alunos da Rede Municipal de Ensino. O Concurso de Redação “O problema da gravidez na adolescência no município de Fronteiras/PI”, que faz parte da programação da V Semana do Bebê do munícipio tendo como objetivo incentivar o fomento da leitura e escrita, oportunizando o reconhecimento de talentos da comunidade escolar local, com diversas premiações para os participantes.

A abertura foi marcada por diversas atrações no Auditório Municipal da Saúde – DONA QUINÔ neste dia 26/11/2018 a partir da 19hrs. Estiverem presentes: O Secretario Municipal de Saúde - ALEXANDER LUCENA SAMPAIO; a Coordenadora de Saúde da Família - CYNTHIA MARIA SANTIAGO RIBEIRO, a Coordenadora da Atenção Básica - JOAQUINA MARIA DE LOURDES GONÇALVES BEZERRA SAMPAIO; a Secretaria Municipal de Assistência – BRUNA BEZERRA, O Articulador do Selo UNICEF e Representante da Secretaria Municipal de Educação – MATHEUS SOUSA SILVA, a Mobilizadora dos Adolescentes – LUANA MARIA MARTINS, a Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – ANNA PRISCIELLY, a Representante do Programa Criança Feliz – ERISMÂNIA RIBEIRO, o Representante Religioso – PE. GILDO COELHO, os Adolescentes do Núcleo de Cidadania – NUCA, Diretoras e Coordenadoras das Escolas Municipais, Alunos dos Cursos Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros Municipais, Representantes de Sindicatos e População em Geral.

A Semana do Bebê contou com uma programação bem diversificada e extensa durante toda a semana, veja a seguir:

26/11/2018 (Segunda-feira):
19:00 h – Abertura Oficial da V Semana do Bebê do município de Fronteiras com a participação de autoridades. Lançamento do Concurso de Redação nas Escolas Municipais. Apresentações Culturais.
Local: Auditório Dona Quinô
Público Alvo: Toda a sociedade civil e poder público.




























27/11/2018 (Terça-feira):
14:00h – Atividade Educativa “Gravidez na Adolescência”
Responsáveis: Equipes de Saúde da Família
Local: Auditório Dona Quinô
Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa.









28/11/2018 (Quarta-feira):
15:00h – Roda de conversa sobre gravidez na adolescência com grupo de mulheres do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
Responsável: Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social
Local: CRAS 












29/11/2018 (Quinta-feira):
09:00h – Atividade Educativa “Gravidez na Adolescência”
Responsáveis: Equipe de Saúde da Família bairro Bela Vista.
Local: U.E. Hermínio José Ribeiro
Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro.







15:00h – Roda de conversa com gestantes. Tema: “Promoção do Aleitamento Materno.”
Responsáveis: Kassandra Bezerra – Nutricionista do NASF.
Local: Auditório Dona Quinô
Público-Alvo: Gestantes e puérperas.




30/11/2018 (Sexta-feira):

 08:00h – Atividade educativa de Saúde Bucal
Local: Centro Infantil José Aquiles Filho
Público-Alvo: Alunos
Responsável: Equipe de Saúde Bucal.

14:00h – Atividade Educativa “Gravidez na Adolescência.”
Responsáveis: Equipes de Saúde da Família.
Local: Auditório Dona Quinô
Público-Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora da Fátima.









01/12/2018 (Sábado):
09:00h – Divulgação do resultado do concurso de Redação.
Capacitação para professores da rede municipal de educação. Tema: “Saúde Mental nas escolas: construindo estratégias de promoção da saúde”.
Responsável: Luís Eduardo Soares dos Santos
Local: Auditório Dona Quinô
Público-Alvo: Professores da rede municipal de educação.









02/12/2018 (Domingo):
19:00h - Missa em Ação de Graças
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Público-Alvo: Toda Comunidade.

Esta edição também apresentou uma novidade no CONCURSO DO BEBÊ PREFEITO, onde desta vez seria contemplado com o título; o Bebê que vinhesse a nascer na Semana de 26/11 a 01/12 de 2018. Sendo ele o pequeno Israel, filho do casal David e Rita Ana.









Nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até 1 ano de idade, no aumento dos índices de amamentação e na diminuição do desmame precoce.




COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)