2 de setembro de 2019

4ª Companhia de Fronteiras celebra 13 anos de instalação com confraternização para militares; fotos


Na noite deste último sábado, (31), a 4ª Companhia de Policia Militar de Fronteiras, comemorou os treze anos de instalação no município.
Para celebrar a importante data, uma confraternização regada a jantar, churrasco e uma boa música pelo trio, Robertinho no vocal e guitarra, Romério no baixo e Marcelo na bateria, foi organizado pela Companhia.
Na ocasião estiveram presentes coronéis, capitãs, tenentes, policiais militares lotados nos dez municípios que integram a companhia e familiares dos mesmos, além da presença da prefeita local, Maria José, acompanhada da secretária de Educação, Verônica Ribeiro, o prefeito de Marcolândia, Chico Pitú e o vereador de Pio IX, Fanuel Adauto.
Em um longo pronunciamento durante o evento, o comandante da 4ª Companhia, capitão Gilson Xavier, destacou sobre os desafios; falou que o efetivo concentrado abrange dez cidades do entorno onde são limítrofes com os estados de Pernambuco e Ceará.
“É uma grande satisfação poder celebrar cada ano com novas conquistas e policiamento voltado para a sociedade. A Polícia Militar trabalha em prol da população. Temos recebido apoio dos gestores no tocante ao combate à criminalidade. São 13 anos de história e conquistas e o principal beneficiado durante esses anos é a sociedade com essa estruturação na região”, disse.
Conforme destaca capitão Gilson Xavier, a companhia de Fronteiras, na sede, possui efetivo composto por 45 homens, sendo 40 deles que trabalham em escala diuturna e 05 oficiais. Em toda área abrangente somam-se 92 policiais militares.
No tocante a infraestrutura, capitão Gilson, ressalta que brevemente novas instalações do Grupamento de Polícia Militar de Vila Nova do Piauí serão inauguradas. Dentre outras, foi ressaltado também aquisição de duas viaturas.
Gilson aproveitou a oportunidade para agradecer aos policiais pelo trabalho prestado por eles, no seu comando. “Quem está à frente a fazer com que isso aconteça são esses policiais que estão aqui conosco nesse momento fraterno. São esses policiais aqui que eu parabenizo porque a Companhia hoje só existe pelo bom trabalho e disciplina que vocês vêm fazendo”, disse.
Na ocasião, Gilson ainda parabenizou a prefeita fronteirense e alguns gestores pelo empenho e preocupação que demonstram com as melhorias de segurança com a população local. “A nossa prefeita tem uma preocupação muito grande, ela sempre nos procura para saber as condições, pergunta no que pode melhorar em questão municipal, e outros gestores a exemplo do Chico Pitu que também nos procura”, declarou.
Em sua fala, o Comandante do Policiamento do Semiárido, Tenente Coronel, Antoni, parabenizou a equipe de policiais e aproveitou o momento para lembrar a população que a segurança da cidade tem que ser feita de forma partilhada e com a ajuda da população.
“São treze anos de bons trabalhos prestados na segurança pública no Estado do Piauí. Quero dizer que o Gilson representa a máxima do mundo moderno na segurança pública e dizer que ela (segurança) não se faz sozinho, e não é de responsabilidade única e exclusivamente da PM, a segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos e o Gilson aqui bem representa essa corrente. Essa festa é uma demonstração que todos desde poder executivo, legislativo e sociedade civil organizada devem fazer parte da segurança pública. A 4ª Companhia está de parabéns sob o comando do capitão Gilson, ele é um dos tesouros que temos na polícia militar do Piauí”, explicou.
Hoje, o cronograma do 4° Batalhão sediado em Picos, possui quatro companhias que se subdividem em 42 GPMs, somadas as cidades totaliza uma população de mais de 400 mil pessoas, sendo a maior área da região do Piauí como explica o Coronel Viana, além de parabenizar o trabalho feito pelo capitão Gilson Xavier.
“Existem quatro Companhias e essa é uma companhia estratégica tanto que para comandar a fronteira tem que ter um capitão no perfil do nosso Capitão Gilson, um cara dinâmico, participativo, que veste a camisa. Aqui é Fronteira não só no nome da cidade, mas porque faz fronteira com outros estados. Hoje no cronograma do 4° Batalhão temos quatro companhias e esses quatros se subdividem em 42 GPMs, cidades, totalizando a população de mais de 400 mil pessoas, então é a maior área da região do Piauí. A 4ª Companhia de Fronteiras tem nos orgulhado, como exemplo de combate a criminalidade, é um das áreas de maior atuação do Estado, se comparado aos demais batalhões”, explicou.
Por Telefone, tenente Tenório, comandante da Força Tática fronteirense que integra a Companhia,explica sobre as atribuições da corporação. A F.T. e fala sobre o aniversário.
“Nosso intuito é proteger a sociedade da melhor forma possível. Nossas operações incluem assaltos à instituições financeiras, apreensão de drogas, cumprimento de mandato de prisão, dentre outras de maior vulto, ou seja, operações de maior gravidade onde a tropa especializada entra em ação. A F.T. atua nas cidades pertencentes a companhia. Trabalhamos diariamente. A escala é dividida em plantões de 24h por 72 horas (1×3). Estamos sempre com policiamento nas ruas para proteção da sociedade”, reforça o comandante da Força Tática.
_Autoridades parabenizam a atuação dos que fazem a 4ª Companhia:
A prefeita Maria José usou a sua fala para lembrar o início da construção da Companhia e para elogiar o trabalho desenvolvido pelos profissionais atuantes na área e comentou sobre a melhoria nos índices de criminalidade.
“Hoje nós estamos comemorando algo que aconteceu, acontece e continua acontecendo no nosso município de perto, nos servindo a todo instante com o trabalho realizado pela 4° Companhia de Polícia. O então prefeito, Dr. Marcelo na época da sua gestão nos trouxe esse beneficio para nós fronteirenses, pois era uma região que sofria muito com a criminalidade e essa companhia veio trazer mais segurança por onde a gente anda no sentido onde possamos ficar guardados em casa”, disse.
O prefeito Chico Pitú de Marcolândia também presente na solenidade agradeceu a parceria da policia militar junto ao seu município e agradeceu ao capitão e sua equipe pelo trabalho.
“Agradeço a grande parceria que temos, aos policiais da Marcolândia, ao meu Capitão Edimilson, o Tenente Diassis, a todos os policiais e cabos da nossa região. Agradeço pelo empenho, pela força que eles trabalham. Fazer policia não é fácil porque tem que saber ser policia e o capitão Gilson, meu tenente na época e hoje meu capitão, ele nasceu pra ser policial, é diferenciado”.
A secretária de Educação, Verônica Ribeiro, esteve presente e parabenizou a todos que integram a 4ª companhia pela atuação. “Temos sido agraciados por um trabalho de excelência por todos que fazem esta companhia. A população de Fronteiras antes da instalação desta companhia vivia a mercê da criminalidade e hoje comemoramos inúmeros avanços na segurança pública. Tem falhas, tem, mas nós sabemos do quanto o capitão Gilson e sua equipe se esforça para fazer segurança pública em Fronteiras e nos municípios envolvidos. Por isto os nossos parabéns e reconhecimento”, disse a secretária.
O vereador Fanuel Adauto de Pio IX falou da satisfação com o trabalho realizado pela equipe e com as contribuições que são dadas na sua cidade através da parceria policial existente entre os municípios garantindo segurança para o povo.
“Sentimo-nos muito felizes por fazer parte de um momento tão importante para a nossa região que é comemorar os trezes anos de comemoração da 4ª Companhia de Policia nessa região. A Polícia Militar realmente tem prestado um grande serviço a nossa sociedade e não poderia deixar aqui de reconhecer o grande esforço e competência do Capitão Gilson, e assim como também o subcomandante Demerval, a nossa região vem sido muito fortificada pelo trabalho serio e competente da PM que tem lutado dia e noite para melhorar a vida da nossa sociedade pra garantir uma boa segurança e aqui eu quero deixar também os parabéns pelo apoio que a Companhia dá ao município de Pio IX sempre que solicitado temos esse apoio com o envio da Força Tática, com reforços policiais e isso garante a nossa segurança, melhora a vida da nossa sociedade”, disse o vereador.
_Veja fotos:
_Veja fotos:



COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)