4 de dezembro de 2019

EDUCAÇÃO DIPLOMA 103 ALUNOS CONCLUDENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II EM FRONTEIRAS; FOTOS


Na noite desta terça-feira (03), 103 alunos das Escolas Nossa Senhora de Fátima, Hermínio José Ribeiro e José Aquiles de Sousa, da Rede Municipal de Ensino em Fronteiras, receberam os diplomas certificando a conclusão do Ensino Fundamental II.
A cerimônia de diplomação foi marcada com a celebração da missa solene na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida pelo padre Gildo Coelho, com a presença de autoridades municipais e familiares dos alunos concludentes acompanhados de seus padrinhos e madrinhas. Ocasião em que foi executado o Hino Nacional.
Logo em seguida a celebração religiosa que abençoou os concludentes 2019, a oradora, Ana Lívia, aluna da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, mencionou cumprimentos direcionados à prefeita Maria José, à secretária de Educação, Verônica Pereira, ao padre Gildo Coelho celebrante da missa, à diretora da UEMNSF, Joaquina Girlúcia, demais diretores, professores e coordenadores das três escolas municipais que estavam com seus discentes. Durante oratória fez seus agradecimentos em nome dos concludentes.


“Em nome dos concludentes quero deixar os agradecimentos a todos que foram de suma importância para nossa formação até aqui. São pessoas que não medem esforços e lutam por uma educação de qualidade manifestando assim os anseios de uma nova perspectiva educacional fundamentada nos seres vivos do mundo moderno que exige profissionais criativos, críticos e dinâmicos. Para a formação de jovens que se enquadrem nesse perfil, é preciso que os educadores tenham consciência dessa configuração que o mundo moderno ganhou em direção as essas mudanças, uma vez que a escola é o agente de transformação social. A educação é um dos pilares da democracia porque sem liberdade é inviável a construção de uma sociedade fraterna […] Faço uma apelo a todos os profissionais da educação com prática docente alicerçada no ensino comunitário despertando espírito de coletividade, integração e respeito mútuo […] Comemoramos esta vitória diante dos muitos degraus que vem pela frente. Muito obrigado a todos e que o ano vindouro possa nos proporcionar grandes vitórias”, concluiu a oradora.
A secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Pereira, em seu discurso agradeceu e elogiou saudando todos os profissionais da Educação Municipal. “Quero aqui registrar meu orgulho e satisfação em celebrar este momento com vocês, pois a maior conquista da nossa vida é a aprendizagem que construímos coletivamente, com o empenho e o esforço de cada um de vocês, sob a orientação e motivação dos seus professores no decorrer desses anos. Expresso meus agradecimentos aos pais e/ou responsáveis, parceiros essenciais nesse processo de formação humana e acadêmica de seus filhos, que hoje concluem a segunda etapa da educação básica. Todos nós vivemos momentos intensos e inesquecíveis, que representam ritos de passagem. Este é um momento especial de colher e recolher os frutos de uma bela e significativa caminhada no ensino fundamental”, frisou.


A secretária explicou o significado da cerimônia que marca a conclusão do Ensino Fundamental e encaminha às novas etapas da vida estudantil. “Esta cerimônia representa uma conquista rumo a uma nova etapa no processo de aprendizagem de vocês, o Ensino Médio, em que novos desafios, novas aprendizagens e oportunidades surgirão. Estimados alunos e alunas, que a aprendizagem e os valores sejam a tônica da vida de cada um de vocês, para que vivam com encanto, com sensibilidade e respeito, sempre com o desejo de aprender constantemente, a fim de que, a cada novo dia, realizem seus sonhos e sejam pessoas integralmente realizadas e felizes. Parabéns pela conclusão do Ensino Fundamental! Um abraço fraterno e muito obrigada”, pontuou Verônica Pereira.
Entre os 130 alunos concludentes do Ensino Fundamental, estava Bruno Dickinson, aluno da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, acompanhado dos pais Jaimixon Maxwell Pereira Sá e Tailandia Maria Sousa Silva. Bruno, na ocasião, recebeu a notícia da menção honrosa pela participação na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), projeto nacional destinado para escolas públicas e privadas do país. O concludente falou sobre o sentimento em ser condecorado com a menção honrosa.


“Quero agradecer aos meus pais que sempre se empenham muito na minha vida e também agradecer à diretora Girlúcia, à secretária Verônica que levantam muitos jovens com capacidade de chegar a seu futuro. Me sinto muito feliz e agradecido a todos que apoiaram. Meus planos são de continuar estudando muito e se Deus quiser chegar bem longe e conquistar todos os meus objetivos. É um sentimento de gratidão a Deus por tudo e pela conclusão do Ensino Fundamental”, declarou o aluno.
A aluna do 9º ano, Charllany Agnna, da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, o Sousão, participou da cerimônia religiosa solene de colação de grau e revelou o que a ocasião representa em sua vida, uma vez que, cursou desde os anos inciais estudantis na referida escola.


É uma emoção muito grande. Significa muito para mim porque desde pequena estudo aqui e é como se fosse a minha segunda casa. É uma conquista muito grande estar aqui com a mesma turma. Os professores dão o máximo com muito esforço e atenção para que a gente se forme com aprendizado bom e ser alguém na vida e, assim, a gente possa crescer profissionalmente. O Sousão é uma ótima escola, os professores e a diretora se empanham bastante. Eles procuram o melhor para cada aluno. Meu sonho é fazer medicina e sei que daqui até lá haverá muitas lutas e dificuldades, mas não pretendo desistir”, disse a aluna concludente.
Ana Vitória participante da missa e aluna concludente da Unidade Escolar José Hermínio Ribeiro disse que se dedicou muito sacrificando dias, noites e até mesmo entrando nas madrugadas, estudando para chegar até a etapa do Ensino Fundamental e poder concluir.

Diretora da Escola Hermínio José Ribeiro, Luisa Maria; aluna Ana Vitória; coordenadora, Adiléia Cândido.
“Carrego uma história de luta. Estudei dias, noites e madrugadas. Não dormia e passei noites em claro. Concluir o nono ano é uma sensação incrível e uma grande vitória. Estou super feliz e realizada. Futuramente quero fazer Psicologia. Os professores e todos os funcionários da escola têm mostrado bastante em dar o melhor e incentivar os alunos. Eu como aluna do Hermínio tenho imensa gratidão por todos que se empenharam em me ajudar e dar forças, incentivos e sempre estão com todos nós. É uma sensação inexplicável”, revelou Ana Vitória.
Ao término da missa e discursos das autoridades, ocorreu a chamada nominal dos concludentes para a entrega simbólica dos certificados.
Os alunos da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro foram os primeiros a receber os certificados. Dando sequência a solenidade, os discentes da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa foram agraciados com a certificação de conclusão e a Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, representada pelos concludentes, recebeu a diplomação de conclusão do Ensino Fundamental.
MESA DE HONRA


A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Câmara Municipal de Vereadores, professor Gernilson Ricardo Sobrinho; padre Gildo Coelho de Sousa; secretária municipal de Educação, Verônica Maria Pereira Ribeiro; supervisora de Ensino e Inspeção, Hildegárdia Gomes Bezerra; diretora do Centro de Educação Infantil José Aquiles de Sousa, professora Cícera Vanda Costa Sousa, diretora da Unidade Escolar Municipal Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra, Francireza da Silva Alencar; diretora da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, Luisa Maria de Fátima Silva Sousa; diretora da unidade escolar José Aquiles de Sousa, Maria das Graças da Silva; diretora da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlúcia Leite de Sousa; coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil José Aquiles de Sousa, Antônia Leiane Priscila Sousa Andrade Oliveira; coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Municipal Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra, Carmem Alencar de Sousa; coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, Adiléia Cândido Costa Queiroga; coordenadora pedagógica da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, Marinévia de Sousa Ribeiro; coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Ana Samara Pereira de Sousa; as coordenadoras pedagógicas das escolas do campo: professora Ana Lúcia Pinheiro e Dóres Lene Lopes de Sousa; a professora homenageada da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, Maria Luzinete Bezerra da Silva; professor homenageado da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, Diego Gonçalves Silva; professor homenageado da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Rogério Aquiles Alencar; representante dos concludentes da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro, Vitória Coelho de Sousa; representante dos concludentes da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, Lucas de Sousa Lopes; representante dos concludentes da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Ana Lívia de Carvalho Andrade.









































































































































































































































































































Fotos: LagoadoRato
Texto: CidadesNaNet


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)