11 de agosto de 2022

Conferência com professores de Fronteiras (PI) debate mais de 16 milhões dos precatórios do FUNDEF

O processo judicial busca garantir o cumprimento na sentença geral de 95 bilhões de percas de 97 a 2006

Aconteceu na manhã do dia 07 de agosto (Domingo), a Conferência Geral sobre os precatórios do FUNDEF com os professores de Fronteiras (PI). O encontro aconteceu no auditório do Centro Pastoral e reuniu vários professores, ex-professores e herdeiros de professores que trabalharam entre os anos de 1997 à 2006, período em que estão compreendidas as perdas salariais questionadas e vencidas  em ação judicial do MPF de São Paulo, com trânsito em julgado em 2015.

A partir de 2016, o município de Fronteiras passou a buscar a parte das perdas que tem direito e consequentemente os professores por determinação das Leis 14.057, Emenda constitucional 114 e Lei Federal regulamentar 14.325/22 que garantem aos professores do período, 60% de todo valor que será pago pela União ao município. 

A conferência foi realizada pelo professor e advogado Celso Oliveira, estudioso no tema. O especialista apresentou a situação do processo, valores questionados mais de 16 milhões dos precatórios do Fundef e atual status da fase processual. Também foram apresentas as novas leis e feito uma análise criteriosa da aplicabilidade no caso. O advogado esclareceu os riscos e garantias que têm os beneficiários e orientou o que devem fazer. 

O advogado Cícero Paulo Galvão, da equipe do projeto de Celso Oliveira, fez questão de deixar claro aos beneficiários que a implantação das leis de garantia dos 60% aos professores, nada tem haver com debate político local no município e nem de nível estadual.

Na oportunidade, estiveram presentes além dos advogados Dr. Celso Oliveira e Dr. Cícero Paulo, vários professores, ex-professores e herdeiros. Também estiveram representantes sindical e dos poderes público.


O poder legislativo estava representado nas pessoas dos vereadores ZÉ ODON e Almir Freire, os quais participaram da conferência. 

Vale ressaltar, que a organização do evento foi foi realizada pelos próprios beneficiários, sob à coordenação da professora Solange Viana e colegas. Dentre estas, a professora Oleânia Paiva, rica em conhecimento do tema, da vizinha cidade vizinha, São Julião, que também luta pelos direitos aos valores.

O valor de precatório do FUNDEF para Fronteiras está garantido na sentença judicial da ACP ganha pelo Ministério Público Federal de SP com trânsito em julgado em 2015. O processo judicial busca garantir o cumprimento na sentença geral de mais de 95 bilhões de percas de 97 a 2006 para os municípios da região norte e nordeste.





































Texto: Dr Celso Oliveira

Imagens: Josesandra Sousa







COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)